segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

#PrayForSantaMaria

A postagem de hoje não terá formatação. Será a minha forma de expressar meu luto.

Luto sim, apesar de não conhecer nenhuma das vítimas e da tragédia ter acontecido longe do Rio de Janeiro. Acredito que não preciso desses dois fatores para me sentir de luto.
É óbvio também que não ouso comparar a tristeza que sinto pelo acontecido, com a tristeza das famílias e amigos das vítimas. Mas isso também não significa que a minha tristeza não seja verdadeira.

O que quero dizer é que meu luto é por todos os sonhos que acabaram nesta madrugada. Por toda juventude e jovialidade que foram perdidos para sempre em meio ao desespero de não conseguir salvar a própria vida. Por todos os amores não vividos ou tão precocemente encerrados pela maldita fumaça. Por todos os futuros profissionais que lutaram tanto para ingressar em algumas das melhores universidades do país e agora simplesmente não estão mais aqui.

Era algo que poderia ter acontecido em qualquer lugar. Comigo, com você, com seu melhor amigo. Todos nós sabemos que ninguém presta atenção em saídas de emergência quando entra em qualquer lugar que seja. Da mesma forma que não prestamos a menor atenção se é fácil ou difícil sair de algum lugar caso haja algum incidente indesejado. E nunca imaginamos que algo de ruim ou grave possa acontecer quando estamos em um lugar fechado e presenciamos algum tipo de show pirotécnico. A unica coisa com a qual nos importamos é a diversão, o extravasar de algum sentimento, a comemoração de algo importante. Afinal, ninguém sai de casa e vai para uma balada pensando em morrer asfixiado por causa de um incêndio.

Assusto-me ao recordar o número de vítimas. Há muito já passaram dos 200. E, infelizmente, não param de aumentar em virtude da gravidade do quadro clínico de boa parte dos jovens internados.

Agora a corrida será para encontrar os culpados. Não que eu ache isso errado, mas vejam bem, muitos estão sendo julgados antes do tempo.
Os seguranças que bloquearam as saídas, por exemplo, não tinham visão do que acontecia dentro da boate, só o que puderam fazer foi deduzir o que é mais comum em festas assim: briga generalizada e tentativa de calote. Também não estou dizendo que eles estão certos, mas não se pode atribuir a ninguém a culpa de nada por enquanto.
Da mesma forma como quem fez a planta da boate, quem a inspecionou, quem a gerenciava, quem organizou a festa ou quem acendeu o maldito sinalizador que originou o fogo. Creio que não haja ninguém nessa história que não esteja sofrendo, então penso que o mais sensato seria não culpar aleatoriamente as pessoas.

Já li relatos emocionantes sobre casais que tiveram seus corpos encontrados abraçados, pais/amigos/parceiros que brigaram com as vítimas antes que as mesmas fossem à festa naquela noite. Já ouvi depoimentos de diversos tipos de pessoas que viveram experiências terríveis durante o incêndio ou que não foram à festa por um "acaso" do destino. Ouvi o parecer de diversos especialistas sobre o acontecido e vi fotos tiradas durante a festa das vítimas rindo e se divertindo. E tudo isso só me fez pensar em como teria sido se eu tivesse vivido aquilo.

Desesperador. Essa é a palavra correta. Perder alguém é muito triste. Perder alguém jovem e que tinha tanta  vida pela frente é mais triste ainda (e isso, infelizmente me fez lembrar de uma explosão ocorrida em 2009). E quando isso acontece em uma quantidade tão grande é simplesmente chocante.

Só consigo ser capaz de pedir a Deus que abençoe as almas das vítimas e conforte as famílias e amigos destas. Que essas mortes não sejam em vão, servindo para que isso jamais se repita. E que nós mesmos sejamos capazes de cobrar segurança dos locais os quais frequentamos.

Conforme eu disse mais cedo em uma das minhas redes sociais, o que eu percebi diante de tanta informação  sobre as vítimas e suas histórias é que todas elas tinham algum tipo de pendência, seja ela afetiva, profissional ou pessoal. Bom, eu espero viver meus dias agora sem deixar nada para as 24h seguintes. Viver com tudo o que eu puder, porque eu não sei o que me aguarda no futuro.

Às famílias e amigos dos jovens que faleceram, sei que nada que se diga é capaz de consolar ou amenizar a dor que isso causa, por isso rezarei para que Deus cuide de todos vocês.

(Via https://www.facebook.com/opequenoprincipe) 

0 comentários:

Postar um comentário

Toda crítica construtiva engrandece. Diz aí :

 

©2009 BambaLoucos | by TNB