Estava assistindo a alguns vídeos outros dia, quando um em especial me chamou muito a atenção.
Ele mostrava mulheres e meninas anoréxicas e bulímicas, como elas se sentiam e o papel da sociedade e da mídia sobre isso. Refleti sobre duas questões presentes no vídeo : a mídia,de maneira geral e o pensamento das mulheres doentes.
Primeiro a mídia : é muito irônico da parte dela ficar o tempo inteiro estipulando um padrão de beleza que deve ser conseguido a qualquer custo para que se possa ser aceito na sociedade (homens com corpos esculturais e rostos perfeitos;mulheres magras, sem rugas, com rostos de boneca e formas perfeitas) e depois criticar a si mesma e à sociedade por impor isso às pessoas. Mas é claro que essa crítica só acontece quando alguma menina morre em decorrência da doença e todas as pessoas ficam perplexas. Cara, ACORDA ! Pessoas anoréxicas e bulímicas estão em toda parte, só que todo mundo finge não ver. Sem falar nas pessoas que tomam remédios para emagrecer: eles fazem um mal terrível para o organismo e podem até causar dependência .
Eu conheço meninas que sofriam dessas doenças . Graças a Deus, a\s famílias perceberam a tempo. Mas pensa que convencê-las a se tratar foi fácil ? Não mesmo ! Primeiro porque elas achavam que estavam absurdamente gordas. Segundo que diziam não estar doentes e sim “fazendo dieta” . Mas os pais tiveram pulso firme e hoje elas não sofrem mais dos transtornos e fazem dietas recomendadas por nutricionistas .
Agora a segunda questão : deve-se ficar alerta quando uma menina se compara muito às modelos das revistas; deixa de sair porque acha que nenhuma roupa fica bem nela; está sempre insatisfeita com seu próprio corpo, mesmo que não tenha nada de errado com ele ... Mas principalmente, é preciso prestar atenção se ela começar a enjoar ou inventar desculpas para não se alimentar na hora em que vê a comida, ou ainda, se ela come de tudo, em grandes quantidades (principalmente doces e comidas que geralmente são vilões das dietas) e depois vai ao banheiro. Nesses casos, a menina geralmente vai ao banheiro com uma expressão culpada e retorna com uma certa cara de alívio, mas devido à frequência do ato, sente dores na região abdominal. Aí, está na hora de ir ao médico .
O problema é que a menina portadora do transtorno tem um objetivo ao parar de comer ou ao vomitar e ela não quer que ninguém se meta no assunto enquanto ela não se der por satisfeita,principalmente as anoréxicas que se vêem imensamente gordas quando , na verdade, podem já estar muito doentes. Levar uma menina assim ao médico pode não ser uma tarefa muito fácil. A família precisa ter muita força para não ceder às vontades da doente afinal, aquilo não tem nada demais na opinião dela. É apenas um “estilo de vida” e não uma doença .
A minha opinião (e sugestão) para quem quer emagrecer é : procure um nutricionista . Ele passará a você uma dieta condizente com a sua estrutura física, suas atividades, totalmente personalizada justamente para não fazer mal (ou falta de algo) ao seu organismo. Desse jeito, você vai emagrecerá, continuará (ou até poder ficar mais) bonita e saudável. Vale a pena pensar nisso antes de sair tomando remédios milagrosos, fazendo dietas loucas, parando de comer ou colocando tudo pra fora o tempo todo.
0 comentários:
Postar um comentário
Toda crítica construtiva engrandece. Diz aí :