sábado, 31 de julho de 2010

Tá pronto para tomar um soco ?

Já parou para pensar na MERDA de mundo que vivemos ?

De começo, podemos apelar para a Natureza, o bucolismo e todas essas coisas que as pessoas costumam citar quando o assunto é salvar o planeta ou fazer algo para esta (grande) merda que fizemos/fazemos diminua. Mas não é sob esta linha que quero que o nosso raciocínio siga.

Pois bem, vamos analisar : o que você fez até este momento no dia de hoje ?

OPÇÃO A : encheu sua mente com as merdas fúteis que lhe são impostas pelos meios de comunicação mais comuns (TV e rádio).
OPÇÃO B : encheu sua mente com as merdas de pontos de vista que lhe são impostas pelos meios de comunicação mais comuns (TV e rádio) acreditando que estes pontos de vista eram seus.
OPÇÃO C : olhou-se no espelho e não gostou do que viu em si mesmo(a), então resolveu copiar o modo de se vestir ou o corpo de fulano(a) para sentir-se melhor.
OPÇÃO D : debateu sobre o caso de Eliza Samudio condenando firmemente o (ex)goleiro do flamengo, Bruno.
OPÇÃO E : debateu sobre os rumos tomados pelas potências futebolísticas nesta copa e sobre a final que ninguém esperava.
OPÇÃO F : passou o dia inteiro fazendo piadinhas no twitter ou no subnick do msn.
OPÇÃO G : refletiu sobre a forma como agem as pessoas em todos os casos citados acima e não chegou a conclusão alguma.


A partir da opção que você escolheu, leia então o post a seguir :


Cada um pensa de uma forma. Isto é um fato e não podemos mudá-lo.
O que não significa que não possamos fazer com que os outros mudem seus pontos de vista por influência nossa e acreditem que sempre pensaram daquela forma.
Ou seja, podemos iludir as pessoas com as nossas opiniões e pensamentos, fazendo com que elas pensem que são seus. Mas não são (vide primeira linha do parágrafo).

Foi baseado nesta concepção que o mundo tornou-se mundo e sofreu todas as suas grandes transformações.
Quem era capaz de perceber a sutileza da persuasão sobre as mentes mais fracas e ignorantes, dominava e , geralmente, caía na tentação de explorar tal fraqueza no outro em benefício próprio. Daí,surgia um outro alguém que também percebia tal sutileza mas não concordava com o dominador e revoltava-se, trazendo consigo uma massa que também havia sido persuadida em benefício do segundo indivíduo.
Mesmo que tal indivíduo quisesse, momentaneamente abrir os olhos da massa para a realidade, impunha sobre ela o seu ponto de vista e, caso conseguisse tornar-se o dominador,também cairia na tentação de explorar a fraqueza do outro em benefício próprio. A isto dá-se o nome de ambição.

Esta segunda concepção nos leva a questões mais graves.
Partindo do princípio que o ser humano é um eterno insatisfeito e que o poder de persuasão é o que move as mentes das massas na humanidade, podemos concluir que o motivo de todas as guerras, revoltas, da morte de Eliza Samudio e até mesmo das discussões familiares, baseia-se na ambição e no sucesso (ou não) do poder de persuasão de alguém sobre alguém.
Quando o ser humano não consegue o que quer, simplesmente MATA ou deseja/pratica o mal contra o outro. O nome disto é vingança.

Tal sentimento, somado com a ambição e o poder de persuadir pode ser letal tanto para quem o usa quanto para quem sofre seus efeitos e é por causa deles que estamos nesta merda hoje.

Por causa do poder de persuasão que os meios de comunicação possuem sobre as mentes ignorantes e fracas, somos induzidos a esteriotipar os outros e a nós mesmos. Somos conduzidos a pensar da forma que convém aos poderosos, ou seja, da forma mais idiota e fútil possível.
As formas encontradas para isto no mundo globalizado são simplesmente a futilidade e o desperdício. Para alimentarmos nossa sede de comprar, ter, ostentar, precisamos trabalhar mais. Quanto mais trabalhamos, mais corremos, mais ficamos sem tempo. Entretanto não paramos para pensar em para onde estamos querendo ir realmente com toda esta pressa. Seria simplesmente para matar essa sede ?
Se não conseguimos tempo nem para nós mesmos da forma que gostaríamos, imagina se teríamos tempo para pensar em como anda o mundo ? Não teríamos. Não temos. E é justamente isto que os poderosos, os tais com o poder de persuasão, querem que aconteça. Se não há tempo para pensar, não há questionamento, não há revolta e todos acatam perfeitamente os pensamentos e ordens do dominador.
Só há dois erros que podem ser cometidos por um dominador que o farão perder para outro : deixar que alguém pense e, consequentemente, discorde dele, ou então, mexer na forma como o ciclo segue, ou seja, o dinheiro (já que ele é a base para a futilidade e o desperdício, se algo anda errado com ele, há a revolta da massa).
Fora isso, seguimos sem perceber o que realmente deveríamos. Nos permitimos enganar.

Agora, pare e pense por um momento : você é capaz de imaginar um mundo onde não há a relação entre dominador e dominado ? Um mundo onde não há alguém tentando persuadir o outro em benefício próprio,mesmo que este seja em nome da massa ? Dá para imaginar um mundo perfeito ?

Eu não consigo. Como já disse anteriormente, o ser humano é um eterno insatisfeito e cada um pensa de uma forma. Ainda que houvesse o mundo perfeito, ele não seria perfeito aos olhos de todos e sempre haveria a necessidade de mudança.
Para que o mundo fosse perfeito, o ser humano precisaria ser perfeito. Mas nunca seremos.

Nada impede que lutemos por um mundo melhor, mais justo, com menos ambições. Um mundo mais limpo,mais verde, com um ar respirável. Um mundo menos cruel(de todos os pontos de vista).
Mas devemos entender que é muito provável que não consigamos, pois os dominadores de hoje são mais fortes e muito mais inteligentes do que todos os que já vimos na história da humanidade (teoria da Evolução das Espécies também se enquadra aqui). Além disso, mesmo que tais mudanças ocorram, sempre teremos um dominador altamente persuasivo, um dominado e alguém que pensará diferente do dominador. Ou seja, a perfeição que parece ter-se alcançado nunca será eterna. Ela sofrerá revoltas e mudanças. Isto sim será eterno.


Refletimos sobre isso tudo, mas ainda falta algo : tanto trabalho pensando nessas coisas, ponderando-as, tentando até mesmo persuadir quem lê este post agora, mas e se tudo isso não passar de um mundo paralelo?Apenas mais um universo entre tantos outros?Ou até mesmo algo como MATRIX? Adiantaria então todo o esforço ?

Então, já que, aparentemente não há para onde correr, o que fazer perante tudo o que acontece ao nosso redor ?
Se alguém tiver a resposta, por favor, sou toda ouvidos. Mas garanto, a tarefa de persuadir-me não será assim tão fácil (Rá !).

Enquanto isso, ficarei pensando. Devo a resposta ainda a vocês.

 Passamos muito tempo sentados na calçada, falando sobre tudo e não dizendo nada. Você sabe, eu não sei mentir : esse mundo perfeito nunca vai existir !

_ Capital Inicial-Depois da Meia Noite.

2 comentários:

Enzo disse...

Opção H: nenhuma das anteriores, e não estou apenas querendo contrariar, eu realmente não fiz nada disso...

"...podemos iludir as pessoas com as nossas opiniões e pensamentos, fazendo com que elas pensem que são seus..."

- não só podemos, como o fazemos todo santo dia, afinal de contas a vida nada mais é q um grande conflito de interesses em que vence aquele q consegue melhores argumentos para defender e impor sua proposta, seja esta qual for.

-tem alguma dúvida de q a vida seja um grande jogo de ideais?

-procure pensar em uma ação, qualquer q seja, por mais altruísta q possa lhe parecer, contém um leve ideal de vantajosidade...
-para quem?
-vc pergunta.
-pra vc!
-ou seja, quando vc vai e faz uma caridade, embora pareça um gesto bonito e verdadeiramente altruísta, na verdade, tem por trás o seu desejo de se sentir bem, sentir q fez algo de bom, sentir-se engrandecido(vc pode ñ querer admitir, mas é verdade e VOCÊ SABE DISSO!)

-pois todos nós estamos constantemente em busca de aprovação seja da sociedade, ou de nós mesmos (já ouviu falar de paz de espírito?consciência limpa?satisfação ou realização profissional? ... então... )
-e o que move o nosso mundo, seja para um futuro brilhante(continuo cético a respeito disso, se me perguntar), seja para o fim deste(o mais provável infelizmente), é a esta capacidade do ser humano de infligir ímpeto a seus semelhantes.
-entende o ciclo? o buraco negro em q nos encontramos?

-ESSA, é a verdadeira merda.

-Mas não precisa ser.

-Lembra-se de um homem, que uma vez, há muito tempo, tentou "impor" à sociedade as intenções divinas da geração de uma utopia, e que no fim acabou literalmente crucificado?
-não acha que valeria a pena acatar os pensamentos desse homem?
-deixá-lo plantar a semente de uma idéia fantástica em seu coração e permitir-se ser consumido por ela?

-Por isso:

Reflita e Relaxe, o mundo e as pessoas não são tão ruins assim como vc pensa ;D

Anônimo disse...

Bem que vc comentou que foi dormir tarde escrevendo isso aqui.
Quer saber o que eu achei ? Gostei.
Uma perspectiva mais leve do que a que eu havia adotado, mas que nem por isso deixa de ser realista.

Amei Thiago ! *-*

BeijooO*

Postar um comentário

Toda crítica construtiva engrandece. Diz aí :

 

©2009 BambaLoucos | by TNB