sábado, 29 de maio de 2010

A busca eterna por asas

Vamos direto ao ponto : será que perdemos a capacidade de sonhar ?



Durante um debate numa aula (a qual eu infelizmente cheguei atrasada) surgiu o seguinte tema : por que a nossa geração parece ter perdido a vontade de sonhar ?



Na verdade, reformulei esta pergunta. Ao invés da palavra “vontade” havia a palavra “capacidade”. Entretanto, não acredito que tenhamos perdido tal capacidade. Ela apenas está adormecida devido ao tipo de vida que levamos hoje em dia.



Como assim ? Simples : entramos num ciclo vicioso. Com a globalização e as consequências do capitalismo, as pessoas foram ficando cada vez mais sem tempo. Para solucionar este problema, nos empenhamos para tornar nossas vidas mais práticas, principalmente através de recursos tecnológicos. Isso é, aparentemente, bom. Aparentemente. Por causa de tais facilidades, nos acomodamos, deixamos de pensar a fim de resolver nossos problemas, para pensar em números.



A cada facilidade que aumenta um pouquinho nosso tempo livre, arrumamos outra atividade e voltamos a ficar sem tempo.







O ser humano não sabe ficar parado.







Não importa quantas forem as facilidades e praticidades : 24h nunca parecerão suficientes para o Homem. Tais recursos só piorarão a situação. Eles atrapalham as relações sociais e nos fazem pensar menos e agir mais. Tudo já chega até nós pensado, “mastigado”. É mais cômodo só executar uma tarefa, sem precisar pensá-la. Em compensação, é menos saudável.



Se você se acomoda a não pensar, automaticamente você se acostuma a aceitar que os outros pensem e decidam por você, ou seja, ao invés de ter suas próprias opiniões, idéias e sonhos, você aceita os que lhe são impostos e, o pior, acredita que realmente são seus. Isso praticamente acaba com a vontade do ser humano de sonhar e um Homem que não possui sonhos é um Homem sem vida.



Viramos máquinas ? Perdemos nossas asas ? Cansamos de lutar para não sermos manipulados ?



Entre aceitar que sonhem por mim e ser “normal”, e ter meus próprios sonhos e ser tachada de louca, eu prefiro ser a louca. Afinal, os loucos podem dizer o que quiserem quando bem entenderem, ninguém os reprimirá. Além do mais, os sonhos mais loucos são os mais difíceis de se alcançar. A eterna busca por realizar um sonho é o que move ou pelo menos deveria mover a humanidade.









E você, já sonhou hoje ?



2 comentários:

Marcos de Sousa disse...

O que falta hoje na nossa juventude é exatamente o anseio de sonhar, de se descobrir coisas novas, de poder voar. As pessoas acabam se limitando por causa das comodidades do mundo atual. Elas não percebem, ou não querem perceber, que sonhar é peça fundamental na felicidade. Sonhar é vida!

Marcos de Sousa disse...

Helo, tem um selo para você lá no meu blog. Depois você passar lá para pegar.

Beijos

Postar um comentário

Toda crítica construtiva engrandece. Diz aí :

 

©2009 BambaLoucos | by TNB