sábado, 6 de março de 2010

Alguém ?

Já havia algum tempo que me esquecera o quão bom é conhecer novos Alguéns.

Socializar faz parte da necessidade humana em não ficar só. O problema é que, no meio de um mundo que parece sempre estar prestes a explodir e onde o tempo teima em correr, é muito complicado simplesmente sentar-se com alguém e conversar.

Sim, meus caros. Conversar. Sobre temas avulsos, que nada têm em comum entre si. Conversar pelo simples prazer de trocar experiências com uma pessoa nova. Conversar para realmente poder dizer que se conhece um pouco do outro. Aprender a ouvir e reaprender a ouvir coisas boas. Falar sem ter de se preocupar com o vocabulário ou com a postura a ser tomada. Jogar conversa fora, sem máscaras. Dizer besteiras. Ouvir gargalhadas. Dialogar. Poder discordar sem o receio de sofrer retaliações. Criticar e ser criticado sem medo ou ressentimento. Permitir-se viajar na história do outro e convidá-lo a entrar na sua. Discutir assuntos sérios e terminá-los com futebol e chopp. Reaprender a entender os limites e diferenças alheios. Tornar a sensibilizar-se com fatos bonitos e a indignar-se com os absurdos. Perceber que nem toda conversa possui segunda intenção, mas conseguir captar "pistas" nas frases sutis. Olhar nos olhos. Sorrir. Se emocionar. Se assustar. Surpreender-se. Opinar. Tirar a velha armadura e mostrar-se verdadeiramente a Alguém. Simplesmente CONVERSAR.

Infelizmente, dialogar com senso e respeito parece ser impossível em determinadas situações nos dias atuais.
Conversar é mais do que socializar, entreter ou conhecer. É a arte de dar formas e cores fortes e novas às palavras. É reacender a chama da "boa curiosidade" aliada às boas maneiras. É ver que uma tela e um teclado não bastam para verdadeiramente falar com alguém. Telefonar e falar e ouvir por horas e horas. . .

Tudo isso para, depois de um dia conturbado e corrido, poder-se deitar e lembrar daquela conversa (ou daquelas conversas) que mudaram algo em você, no seu dia ou, simplesmente, nada acrescentaram, mas que foram excelentes. Tenham sido elas ao pé do ouvido, longas ou mesmo rapidinhas na hora do almoço, e recordar-se do quanto é bom conhecer (um novo/velho) Alguém.



3 comentários:

sua professora: Juddy Hoolliday disse...

Sou Juddy Hoolliday ,sua professora.Mais que isto,sou sua fã!
Lindo blog, bonito lay out, ótimo texto.
Sim, conversar é mais a arte do ouvir do que a do falar, ao meu ver.Desejo que sempre encontre bons partilhadores de conversas.
Beijos

Unknown disse...

Obrigada professora. Me senti até honrada agora. Rs
Desejo o mesmo. Bjs

Unknown disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Toda crítica construtiva engrandece. Diz aí :

 

©2009 BambaLoucos | by TNB