segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Puro e Veneno

Estava na semana passada olhando o blog do meu amigo Marcelo, quando li um post que ele fez sobre o que todos temos dentro de nós .
Era (resumidamente) mais ou menos assim : quando somos crianças, olhamos no espelho e vemos apenas uma pessoa. Aí nós crescemos e passamos a ver, no mesmo espelho, duas pessoas diferentes .
As palavras dele me deixaram um tanto inspirada (visitem o blog dele depois e leiam o post. O link está ali em cima). Depois de comentar o post, refleti sobre o que ele disse .
Quando somos crianças, presume-se que nossa inocência é muito grande. Não temos muita maldade, portanto, o que vemos no espelho é o nosso "eu bom", a parte de nós que cha graça nas pequenas coisas, que vê em todos os lugares a beleza da vida .
Mas nós vamos crescendo, adquirindo maldade, perdendo parte daquela infantil inocência e , com ela, um pouco de fé e esperança. Olhamos no espelho e vemos além do "eu bom" um "eu mundano". Este último não é de todo ruim. É apenas o reflexo do que nos é vendido e do que somos forçados a ver no dia a dia, mas apesar disso, essa parte de nós também expande nossos horizontes e, então, conseguimos enxergar sempre os dois lados da história.
O que eu fiquei me perguntando era se nós devemos olhar só parte da imagem no espelho, ignorando completamente a outra.
Também na semana passada fui assistir ao filme "Besouro" (aliás, muito bom. Indico a todos). Uma frase do filme respondeu ao meu questonamento :
Não há bem sem o mal, assim como não há vida sem a morte .
Se olharmos apenas um lado, ficamos desequilibrados. Podemos escolher um lado para seguir, mas devemos mantê-los juntos dentro de nós .
Eu olho para o espelho e não consigo separar as duas imagens. Acho que isso é bom. O lado "mundano" é, às vezes, muito pessimista e vê sempre a malícia. Já o lado "bom" é muito inocente, acha algo positivo em tudo e isso (além de ser irritante) é ruim, pois não permite uma visão completa do mundo .
Creio então, por fim, que só podemos separar as imagens quando nosso estado de espírito está bem definido.
Hoje, a imagem que vejo refletida à minha frente é única.
Qual será a figura que contemplarei neste mesmo espelho amanhã ?

0 comentários:

Postar um comentário

Toda crítica construtiva engrandece. Diz aí :

 

©2009 BambaLoucos | by TNB